Ligue:

  213571483

  929193507

 

Morada: 

Rua Febo Moniz, 13 - 1º andar, 1150-152 Lisboa

Email: geral.saap@gmail.com

© 2015  Março

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

PARCERIAS 

A Sociedade Anti-Alcoólica Portuguesa desenvolve, desde sempre, a sua atividade em estreita colaboração com uma rede de parceiros a nível nacional e internacional. Só assim poderíamos garantir a boa continuidade do nosso trabalho, disponibilizando um vasto leque de respostas de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Parceiros formais e informais:

- SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependência;

- UAL - Unidade de Alcoologia de Lisboa;

- JFA- Junta de Freguesia de Arroios;

- Irmãs Oblatas do Santíssimo  Redentor;

- CML - Câmara Municipal de Lisboa;

- CMO - Câmara Municipal de Odivelas;

- PSP Escola Segura;

- ISCE - Instituto Superior de Ciências da Educação;

- ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;

- ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;

- EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto;

- LGC - Lisboa Ginásio Clube;

- Associação de Reformados de Lisboa;

- Farmácia Confiança;

- DGRS - Direcção Geral de Reinserção Social;

- CNAIM - Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes;

- CPCJ - Comissão de Proteção Crianças e Jovens;

- Segurança Social;

- IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional;

GEPE - Gabinete de Entreajuda para a Procura de Emprego

Os GEPE são grupos de pessoas desempregadas que se encontram semanalmente nas instalações da SAAP para reunir esforços na procura activa de emprego.

 

Fórum Nacional Álcool e Saúde 

Exemplo desta rede de trabalho é o envolvimento da SAAP no Fórum do Álcool, através da assinatura da Carta de Compromisso em Novembro de 2010. O Fórum Nacional Álcool e Saúde pretende ser um espaço de discussão entre todos os parceiros, que se comprometam a desenvolver projectos e acções tendentes à resolução dos problemas ligados ao consumo nocivo de álcool.

Unidade Móvel da Santa Casa da Misericórdia

O trabalho da SAAP junto da Comissão Social da Junta de Freguesia dos Arroios tem tido como objetivo o planeamento e implementação de iniciativas de desenvolvimento social local, consciencializando a população, tornando-a mais participativa na resolução dos diferentes problemas existentes na Freguesia.

A boa articulação entre parceiros da rede é igualmente visível através da participação da SAAP no Projeto da Unidade Móvel da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com o objetivo de assegurar uma maior acessibilidade da população aos cuidados de saúde primários são, com alguma periodicidade e através de duas Unidades Móveis de Saúde, efetuados rastreios cardiovasculares, de higiene oral, e visão; disponibilizam-se igualmente esclarecimentos na área da prevenção de comportamentos de risco, nomeadamente droga, sexualidade, álcool e tabaco. Na sequência destas ações (e seu direcionamento para os Problemas Ligados ao Álcool – PLA) tem sido solicitada a colaboração da SAAP, concretizada através da presença da nossa Técnica de Serviço Social.

Seminários / Reuniões de Trabalho

Por privilegiarmos o contacto direto com entidades parceiras e a fluidez na transmissão de informação que o mesmo proporciona, tem a SAAP marcado presença em vários seminários/ reuniões de trabalho sobre várias problemáticas de algum modo associadas aos Problemas Ligados ao Álcool – PLA. 

 

Servem de exemplo a participação da SAAP no seminário “Qualidade da vida em contextos de Intervenção Social”, promovido pela AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente e a participação na “Formação para a Literacia Financeira” a 30 de Novembro, promovida pela DECO, em Lisboa.

Eurocare

De salientar a colaboração da SAAP como membro fundador da EUROCARE, uma rede europeia dedicada à Prevenção e Redução dos PLA em cerca de 21 países da Europa (http://www.eurocare.org/).